O que é o período de entressafra
Utilizando como exemplo a região Sudoeste do Paraná, a safra principal de verão se inicia de Setembro a Novembro, dependendo da cultura escolhida, e essa safra vai até Janeiro ou Fevereiro.
Alguns produtores podem colocar milho ou feijão segunda safra, que vai até aproximadamente Maio ou Junho.
O período de entressafra se caracteriza pelo tempo entre o final da safra de verão, ou safra principal, até o início da safra de verão do ano seguinte.
Procedimentos essenciais para o período de entressafra
Amostragem de solo
- Período de entressafra é a melhor época para fazer amostragem de solo para mandar para o laboratório.
- Separe áreas de menor produtividade para analisar separadamente, talvez abrir um novo talhão.
É interessante analisar sua propriedade, se existem áreas com mais ou menos produção na safra que passou, optar por dividir a área em talhões menores para poder entender melhor as necessidades de cada um.
Realizar a coleta da amostra de forma correta, também é um passo muito importante.
Correção de solo
- Nesse período após a segunda safra é o período ideal para fazer a correção, dando tempo para que o calcário possa reagir no solo.
- Deve ter chuva para que a reação aconteça.
Em algumas áreas no Brasil o período de chuvas se encerra entre Abril e Maio, sendo necessário realizar a calagem antes que isso ocorra, garantido que o calcário vai reagir de forma correta.
Controle outonal de plantas daninhas
- Esse período é o ideal para controlar as plantas daninhas.
- Vai diminuir o banco de sementes no solo e touceiras de capim amargoso.
- Esse manejo deve ser posicionado principalmente entre o período de colheita da lavoura de verão até a implantação da lavoura de inverno.
Em muitas áreas do Brasil ninguém se atenta a isso, então não é feito um controle outonal, só é feito o controle para safra principal.
Não é levado em consideração que realizando esse manejo pode ocorrer a diminuição do banco de sementes e da pressão das plantas daninhas antes de plantar a safra principal.
Planejamento de fertilidade
- Planejamento a nível de talhão
É interessante você separar a propriedade em talhões, e então através de um laudo de adubação é possível definir quais áreas precisam de calcário, quais áreas precisam de fertilizantes.
Isso também ajuda na antecipação da compra dos fertilizantes, proporcionando uma negociação melhor.
- Compra dos fertilizantes com antecedência.
- Antecipação de algum manejo de fertilidade, como disponibilização de potássio na safra de inverno.
Cobertura de solo
É possível escolher espécies adaptadas a praticamente todas as condições do Brasil.
Cobertura não é gasto, é investimento, pois melhora uma série de aspectos do solo, tanto de supressão de plantas daninhas, aumento de matéria orgânica, aumento de microrganismos que vão solubilizar fósforo.
Então se você é um produtor rural e está em dúvida com relação ao manejo, busque o engenheiro agrônomo ou da sua região ou também você pode contratar o nosso serviço de consultoria agrícola online.
Se você quiser aprender tudo sobre adubação e fertilidade solo, conheça a nossa Escola de Adubação e Fertilidade do Solo, uma formação online e completa com mais de 90 aulas, grupo de alunos e certificado.