Atualmente temos no Brasil uma área muito grande que é improdutiva e que se nós melhorarmos a fertilidade desse solo e realizasse alguns procedimentos simples, poderíamos transformar essas áreas em áreas de produção de alimentos.
O problema que tem sido notado
Tem muitos produtores que compraram uma propriedade agora, herdaram alguma propriedade.
E quando observam, estão encontrando muitas áreas que são improdutivas, tem um pasto degradado, tem uma condição que não é ideal.
Um dos melhores investimentos que nós temos atualmente, é produzir alimentos, e vai se tornar cada vez mais importante.
O Brasil é destaque Mundial porque tem terra e clima favorável, por isso a gente tem uma condição de investimento em agricultura muito grande ainda.
Vai se tornar cada vez mais importante no cenário internacional, aqueles países que produzem seu próprio alimento e ainda conseguem exportar.
Solos improdutivos
O cenário que nós temos atualmente no Brasil, segundo a EMBRAPA, mostra que temos cerca de 100 milhões de hectares só de pasto degradado.
Hoje uma parte desses 100 milhões de hectares poderiam se tornar área de produção de grãos ou área de produção de frutas, de outros alimentos também.
Para que vocês tenham uma ideia, a Argentina, que está entre os top 5 maiores produtores de soja do mundo, tem 16 milhões de hectares de soja.
O Brasil tem 100 milhões de hectares de pasto degradado.
Com certeza você já notou no Brasil áreas sub utilizadas, áreas que já tem muita planta daninha, Áreas compactadas, Áreas que poderiam ser transformadas em produção de alimentos.
Mas para transformar uma área degradada em área de produção também é necessário um bom planejamento.
Planejamento
Primeiro de tudo pessoal tem que começar pelo planejamento, levante os dados dessa propriedade, se possível contrate uma consultoria agrícola.
1.Você deve saber se você tem recursos financeiros para melhorar todas essas áreas.
Vamos supor que você tem uma fazenda de mil hectares, você tem recurso para plantar toda essa área? Será que não é melhor você começar a plantar cem hectares? Dez hectares?
2.Divida em talhões e faça um pequeno diagnóstico de cada área.
Tenho 100 hectares que eu quero começar a plantar, mas dentro desses 100 ha, existem diferentes relevos, diferentes propriedades de solo.
Então faça um diagnóstico, uma análise de solo para entender a realidade daquele talhão e só após isso tomar uma decisão.
3.Só compre produtos Depois de concluída a etapa de planejamento.
Então você fez análise de solo, conversou com a sua consultoria, definiu o que será plantado bem como a adubação que será utilizada, aí sim você parte para compra dos produtos.
Compactação e preparo
Áreas que são improdutivas, geralmente são compactadas e vai ser necessário a preparação do solo.
Faz análise, verifica se precisa de calcário, então se no primeiro ano tiver compactado você já faz esse preparo.
Faça um bom preparo, e quando for necessário incorpore bem o calcário no máximo de profundidade que conseguir.
Plantas daninhas
Áreas degradadas tem muita planta Daninha.
Faça um planejamento para dessecação, às vezes pode ser necessário a aplicação sequencial de herbicidas.
Áreas com muitas plantas daninhas podem ser de difícil controle devido às suas estruturas de resistência.
Em algumas áreas é necessário fazer o destoque a utilização de trator de esteira.
Lembrando que você sempre deve saber se precisa de uma licença ambiental, não abra área sem saber se precisa dessa parte ambiental.
Análise de solo
Tem muita gente que tem essa dúvida, “Vou começar a plantar o primeiro ano. qual a análise de solo que eu devo pedir?”
Divida essa área em talhões, de 5 a 10 hectares, se você tem uma área menor.
Caso sua área seja muito grande você pode fazer um talhão um pouco maior.
Faça a divisão dos talhões levando em consideração a questão de relevo e manejo que foi dado nos anos anteriores, e então realize a coleta em vários pontos dentro desse talhão.
É interessante que você faça essa análise estratificada de 0-20cm e de 20-40cm, para você poder verificar como está a situação em sub- superfície.
Cultura a ser implantada
Comesse com um nível de investimento baixo, em algumas regiões do Brasil se começa plantando arroz.
Existe a possibilidade de começar com outras culturas, com a soja por exemplo, mas você deve saber que sua área pode ter uma condição de pH ruim, muito alumínio, pouco fósforo, pouco potássio, micronutrientes em níveis ruins, e etc.
No primeiro ano o ideal é que você opte por uma cultivar que seja um pouco mais rústica, faça uma adubação equilibrada, e também maneirar um pouco nos produtos que você vai aplicar.
O ideal é começar com um ano de antecedência. Dá para começar com seis meses de antecedência? três meses? É um pouco apertado, mas dependendo do seu caso dá e vai funcionar muito bem.
Tudo isso é fundamental para que você tenha lucratividade desde o primeiro ano.
Se você quiser aprender tudo sobre adubação e fertilidade solo, conheça a nossa Escola de Adubação e Fertilidade do Solo, uma formação online e completa com mais de 90 aulas, grupo de alunos e certificado.