É de extrema importância que saibamos as principais formas que as plantas extraem os nutrientes do solo, bem como cada nutriente se comporta, ligando assim o nutriente a melhor forma de extração.
Esse conhecimento possibilita a aplicação dos nutrientes no lugar correto, e de forma assertiva para cada cultura.
Absorção de Nutrientes
Existem três fatores para que a absorção de nutrientes ocorra, ela depende de:
- Características da cultura: se é uma cultura perene, disponibilizada com espaçamento maior, ou se é uma cultura anual que tem um espaçamento menor entre plantas.
- Comportamento do nutriente: Forma que a planta vai absorver os diferentes nutrientes.
- Características do fertilizante: Existem fertilizantes que vão volatilizar, fertilizante que tem uma tendência de ter uma maior salinidade, outros fertilizantes que podem lixiviar.
Tipos de absorção
1- Interceptação Radicular: Maior parte dos nutrientes não é absorvida dessa forma, apenas um pequeno percentual que é absorvido através de interceptação radicular.
A raiz se encontra com nutriente e a medida que vai crescendo, sendo assim o tamanho do sistema radicular é de extrema importância para essa modalidade de absorção.
A capacidade da planta em absorver nutrientes está diretamente ligada à capacidade de desenvolvimento de um extensivo Sistema articular.
Ou seja, quanto maior o sistema radicular, mais nutrientes são absorvidos.
2- Fluxo de massa: É o contato que se dá quando o elemento é carregado de um lugar de maior potencial de água para um outro de menor potencial de água próximo à raiz.
Os principais nutrientes nessa modalidade são o nitrogênio, o enxofre, o cálcio, e o magnésio.
Se você realiza a adubação nitrogenada em cobertura, e ocorre a chuva após, essa chuva vai carregar os íons, de uma área de maior potencial para uma outra área de menor potencial mais próximo a raiz e aí vai ocorrer a absorção.
3- Difusão: É bem parecida aqui com o fluxo de massa. O nutriente entra em contato com a raiz ao passar de uma região de maior concentração para uma outra região de menor concentração, próximo a raiz.
Os principais nutrientes nessa modalidade são o fósforo, o potássio, o cobre, e o manganês.
Boa parte do fósforo é absorvido por difusão, já o potássio vai ser absorvido parte por difusão, e parte por fluxo de massa por isso que é possível adicionar o potássio em cobertura.
Comparativo entre a absorção de cada nutriente
A tabela apresenta cada um dos nutrientes e suas respectivas formas de absorção, além de demonstrar a porcentagem de absorção de cada nutriente, oferece uma orientação quanto ao local de aplicação de cada nutriente.
Lembrando que a indicação deve ser adaptada a sua cultura, vamos supor que você tem um espaçamento entre linhas de quatro metros, está plantando Citros, o adubo não deve ser colocado bem no meio das linhas, mas sim na projeção da copa.
✅ Escola de Adubação e Fertilidade do solo: https://esafertil.com/
🌾 Consultoria personalizada canal AgroBrasil (Chama no whatsapp) 👉 https://canalagrobrasil.com/consultor…